Dia 24/01, 19h40 – Casa de Cultura Mario Quintana (R. dos Andradas, 736, Centro, Porto Alegre, RS, Tel. 51 3221-7147) – Classificação Livre – Entrada Franca

Laura Finocchiaro se apresenta na terceira edição do Conexões Globais

Precursora da música eletrônica faz uma compilação de sua trajetória musical no próximo dia 24 de janeiro, às 19h40, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre (RS), durante o Fórum Social Temático 2014

A cantora, compositora, guitarrista e produtora musical Laura Finocchiaro, artista de personalidade inquieta e irreverente, será uma das atrações da terceira edição do projeto Conexões Globais, realizado dias 24 e 25 de janeiro na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre (RS), durante o Fórum Social Temático 2014.

A escolha pelo trabalho de Laura não foi à toa. O evento promove debates e troca de experiências sobre temas como protestos, democracia, mobilização social na era da internet, vigilância na rede, comunicação e liberdade de expressão. Discussões bastante pertinentes ao trabalho da artista, que ao longo desses 30 anos de carreira vem lutando pela liberdade da independência musical, pela autenticidade e pela boa música.

Na ocasião, com a participação de Teo Ponciano – VDJ, Percussão Acústica e Eletrônica -, Laura fará uma releitura de seus sucessos num repertório que inclui canções próprias do show “AVOAR” –que estreou no palco do Harbourfront Centre, em Toronto, Canadá, com sucesso absoluto -, canções no novo CD “Copy Paste, Música Orgânica” – sexto CD de sua carreira -, além de clássicos da música brasileira que ganham grooves e harmonias, como  “Carinhoso”, de João de Barro e Pixinguinha, “Blues da Piedade”, de Cazuza, e “Juízo Final”, de Nelson Cavaquinho.

Numa mistura de acústico com eletrônico, “Abrace a Diferença”, “Cirandar”, “Momento Brazuca”, “Conexão”, “Link” e “Todo Mundo Pro Mundo”, canções de sua própria autoria, fazem parte do set list ao lado de “Zen Zin Zoazou”, parceria com Leca Machado, e “Copy Paste”, com Maria Espiridião.

Lançado este ano, “Copy Paste, Música Orgânica” é um projeto autêntico e corajoso que cruza as raízes gaúchas de Laura Finocchiaro com a cultura nordestina.

Ciranda, embolada, frevo, forró e baião movimentam poesias e melodias que sintetizam, ilustram, ironizam, “copiam e colam” arranjos para viola, violão, sanfona, sax, alfaia, pandeiro, zabumba, triângulo e ganzá. Um trabalho que estabelece conexões entre o estilo pop da música de Laura e a sonoridade regional brasileira.

Laura Finocchiaro atualmente está em destaque no documentário musical Lira Paulistana, do diretor Riba de Castro, que conta a história do fenômeno cultural que tomou São Paulo entre os anos de 1979 a 1986, e de onde saíram Itamar Assumpção, Premeditando o Breque, Titãs, Ná Ozzetti e a própria Laura, que estreou na casa em 1983.

No final de 2013, a artista assinou a trilha sonora do documentário “Cassandra Rios: a Safo de Perdizes”, com direção de Hanna Korich, que retrata a trajetória da escritora perseguida pela ditadura.

Laura possui composições em parceira com letristas e poetas como Cazuza, Tom Zé, Vitor Martins, Glauco Mattoso, Caio Fernando Abreu, Cassandra Rios, Leca Machado e João Luiz Vieira, além de composições próprias incluídas em inúmeras coletâneas distribuídas por vários países. Em 30 anos de carreira, criou uma sonoridade própria, refinada, pop e inusitada. Além de cantora, compositora e instrumentista, Laura desenvolve um trabalho de produção musical para programas de televisão (Tv Colosso, Casa dos Artistas, A Fazenda, etc.), cinema, documentários, teatros, blogs, sites e desfiles de moda.

Serviço:
Dia 24/01, 19h40
Casa de Cultura Mario Quintana (R. dos Andradas, 736, Centro, Porto Alegre, RS, Tel. 51 3221-7147)

Classificação Livre
Entrada Franca

Assessoria de Imprensa:
Daniella Turano   daniturano@turanoimprensa.com.br   (11) 98596-7477

Produção: Glauber Amaral – BarraVento Artes

Maiores informações:
b8e.a90.myftpupload.com
www.facebook.com/laurafinocchiarosorte
www.youtube.com/user/LauraFinocchiaro

Categorias: Uncategorized

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *